A transferência em lote é uma funcionalidade disponível no Webbanking que permite a realização de múltiplas transferências em uma única operação. Essa funcionalidade nos coloca à frente dos concorrentes, utilizando tecnologias avançadas para a importação de arquivos e o gerenciamento inteligente das transações, sejam elas via PIX ou P2P.
1. Ativação do ambiente
O primeiro passo é verificar se o produto está disponível no web banking do cliente. Para isso, é necessário verificar se a feature flag de transferência em lote está ativada no Back Office. Esse processo pode ser confirmado junto das equipes de CS/CX.
Área de Transferência em Lote no Web Banking:
2. Lista, filtro e status no gerenciamento de lotes
Como apresentado na imagem anterior, é possível visualizar a listagem dos lotes, bem como aplicar filtros para facilitar a busca e navegação. Os filtros disponíveis incluem opções de visualização por períodos predefinidos em 7, 15 e 30 dias, além da possibilidade de selecionar um intervalo de tempo personalizado.
Status e Ações Possíveis
Cada transferência em lote pode apresentar diferentes tipos de status, os quais determinam as ações disponíveis para o usuário:
Concluído: permite baixar comprovantes e visualizar os detalhes.
Processando: somente visualização está disponível.
Agendado: possível editar ou cancelar a transferência.
Necessário Revisão: demanda edição ou correção de transferências que tenham apresentado erro no processamento do lote (correção parcial).
Erro: possibilita visualizar, reprocessar e cancelar o lote.
Cancelado: somente visualização.
3. Retome suas antigas folhas de pagamento
Há um link disponível na página de transferências em lote que permite o acesso às antigas folhas de pagamento, viabiizando consultas em folhas de pagamento já realizadas anteriormente.
4. Criando uma Transferência em Lote
Para criar uma nova transferência em lote, basta clicar na opção "Novo Lote".
5. Escolha o seu arquivo
Agora é possível escolher entre o nosso arquivo modelo ou trabalhar com novos layouts e arquivos manipulados a partir de outras plataformas como ERPs ou controles financeiros de sua própria empresa.
Arquivo modelo: o usuário pode baixar o modelo de arquivo necessário para a transferência em lote;
Enviando um arquivo próprio: após baixar o modelo ou preparar um arquivo adequado, o usuário pode arrastar ou selecionar o arquivo para upload na área indicada e respeitando as seguintes regras:
O arquivo deve estar no formato
.csv
;Em caso de arquivos com mais de uma aba, apenas a primeira aba será lida.
A seguir, confia a interface referente a importação do seu arquivo de lote:
6. Lendo o arquivo lote de transferências
Visando evitar erros de processamento na leitura dos campos do arquivo utilizado (seja o nosso modelo ou um arquivo próprio), aplicamos uma etapa de certificação em que o usuário deverá responder à correspondência entre colunas do arquivo e os campos de identificadores do produto para realizar a transação.
Entenda melhor com as orientações e imagens a seguir:
Match de colunas: após o envio do arquivo, o usuário identificará qual coluna do arquivo importado corresponde ao identificador em evidência. Ao selecionar a coluna do arquivo no filtro, o sistema exibe uma prévia com as duas primeiras linhas da coluna para validação e confirmação dos dados que serão trabalhados naquele identificador. Os campos obrigatórios incluem:
Nome do favorecido: seleção do campo que corresponde ao nome do beneficiário.
Identificador (CPF ou CNPJ): escolha o campo que representa o identificador do beneficiário.
Valor: selecione a coluna que contemple o valor da transferência.
7. Escolha do Tipo de Transferência
Após definir os campos, o usuário deverá escolher o tipo de transferência desejado conforme as opções disponíveis:
P2P: transferências sem custo para contas de uma mesma instituição (incluindo a operação do cliente).
PIX: desfruta da agilidade e segurança do nosso sistema de pagamentos instantâneos.
Importação Inteligente: a própria plataforma identifica automaticamente quais pagamentos podem ser P2P ou PIX, considerando o histórico de transações da conta e um recurso na otimização de custos com a execução do lote.
8. Mostrando os dados de um arquivo
Nesta etapa, todas as linhas da planilha com as informações importadas serão exibidas, permitindo a revisão detalhada dos dados. Além disso, será possível selecionar a data de pagamento, bem como definir o nome e a categoria do lote em evidência.
Veja a seguir:
9. Resumo do Lote
Após confirmar e preencher corretamente todas as informações necessárias para a criação do lote, será exibido um resumo com os detalhes da operação, incluindo taxas aplicáveis, saldo disponível, data de pagamento e o valor total das transferências:
10. Inserção do PIN e OTP
Com os dados revisados e confirmados, o próximo passo é inserir o PIN (Personal Identification Number) e o OTP (One-Time Password) para autenticação e segurança da operação.
Orientações para o gerenciamento de seus lotes
1. Processamento ou Agendamento do Lote
Ao concluir todas as etapas anteriores com sucesso, entenda sobre o fluxo de processamento ou agendamento do lote criado:
quando a data de pagamento for igual a data atual (hoje): o lote será imediatamente processado.
quando a data de pagamento for futura: o lote será agendado automaticamente para execução na data selecionada.
2. Reprocessamento de Erros
Caso ocorra algum erro durante o processamento do lote, o sistema permitirá o reprocessamento total do arquivo com as transferências. Basta acessar o lote com status de Erro na área de Transferências em Lote exibida anteriormente e iniciar o reprocessamento do mesmo.
3. Necessidade de Revisão
Se um lote apresentar o status de "Necessário Revisão", significa que o mesmo foi processado parcialmente e se encontra com transações identificadas com erros, visando a correção e reprocessamento das mesmas.
Esse processo garante que todas as transferências sejam executadas corretamente, sem falhas e sem impeditivos no andamento das transferências executadas com sucesso no processamento original do lote.