Consulta dos valores do demonstrativo no BackOffice
Atualizado há mais de uma semana

Para montagem do demonstrativo fazemos a coleta das informações diretamente do banco de dados. Entretanto, para validação dos valores pelo lado do cliente, montamos orientações de como fazer a conferência pelo back office.

CONFERÊNCIA DOS ITENS DO DEMONSTRATIVO VIA BACKOFFICE

1. Contas Ativas

Contas ativas são aquelas que tem pelo menos uma transação no período, seja ela de cash in ou cash out. Importante ressaltar que o status corrente da conta não interfere na contagem para cobrança, pois uma conta pode ter feito uma transação e ter sido bloqueada por tentativas incorretas de login, por exemplo. Assim, nem todas as contas com status ativas são consideradas (apenas aquelas que tem transação) e, mesmo com status corrente como bloqueado ou cancelado, se ela esteve ativa e transacionou em algum momento do mês ela será contabilizada como uma conta ativa.

Também são contabilizadas como contas ativas as subcontas que transacionaram no período. Para essa contagem incluem-se as contas excluídas do mês, pois de qualquer forma estiveram ativas em algum momento do período.

Para conferir as contas que geram este custo, você deverá utilizar o filtro "Transações no período", na sessão de contas, incluindo contas excluídas - isto porque os operadores podem ter desabilitado alguma conta, mas se ela movimentou em algum momento do mês gerou custo. Não devem ser filtrados nenhum status de conta no filtro.

2. Subcontas Ativas

Subcontas ativas são aquelas que tem pelo menos uma transação no período, seja ela de cash in ou cash out. Importante ressaltar que o status corrente da conta não interfere na contagem para cobrança, pois uma conta pode ter feito uma transação e ter sido bloqueada por tentativas incorretas de login, por exemplo. Assim, nem todas as contas com status ativas são consideradas (apenas aquelas que tem transação) e, mesmo com status corrente como bloqueado ou cancelado, se ela esteve ativa e transacionou em algum momento do mês ela será contabilizada como uma conta ativa.

Para conferir as contas que geram este custo, você deverá utilizar o filtro "Transações no período", na sessão de subcontas, incluindo subcontas excluídas - isto porque os operadores podem ter desabilitado alguma conta, mas se ela movimentou em algum momento do mês gerou custo. Não devem ser filtrados nenhum status de conta no filtro.

3. Cash-in via TED

Apesar de não ter custo, é possível identificar as transações de TED cash-in na aba "Transf. TED" utilizando o "Filtro por período" como preferir, e após o "Filtro por direção" na opção crédito. Para a filtragem de TED por Bancos principais (BB, Itaú, Bradesco e Caixa) e Outros bancos (todos os demais) basta escolher o filtro por banco.

3. Cash-out via TED - demais bancos

É possível identificar as transações de TED cash-out na aba "Transf. TED" utilizando o "Filtro por período" como preferir, e após o "Filtro por direção" na opção débito. Não é necessário filtrar por status, pois todos eles são cobrados. Finalizando, no filtro por banco é necessária a filtragem por Outros bancos (bancos que não o BB, Itaú, Bradesco e Caixa).

3. Transferência entre contas

É possível identificar as transações realizadas na aba "Transf. P2P" utilizando o "Filtro por período" e selecionando o status "Concluída".

3. Pix/DICT Query

Para fazer a conferência das chamadas de validações e consultas de chaves PIX, acessar a aba de "Central de custos" e no filtro por tipo de cobrança selecionar a opção "validação por chave pix" e utilizar o "Filtro por período" como preferir.

4. Cash-in via PIX

É possível identificar as transações na aba de "Transf. Pix" utilizando o "Filtro por período", selecionando o status executado e devolução total e parcial. Como é cash-in no filtro de direção deve ser selecionada a opção crédito.

4. Cash-out via PIX

É possível identificar as transações na aba de "Transf. Pix" utilizando o "Filtro por período", selecionando o status executado e devolução total e parcial. Como é cash-out no filtro de direção deve ser selecionada a opção débito.

5. Boleto - Registro/Emissão

É possível identificar os boletos emitidos na aba "Boletos", utilizando filtro por período de emissão, sem preencher nenhum outro filtro. Ao selecionar o período é possível visualizar os boletos conforme momento de emissão.

5. Boleto - Liquidados

É possível identificar os boletos pagos na aba "Boletos", utilizando filtro por período de pagamento, sem preencher nenhum outro filtro. Ao selecionar o período é possível visualizar os boletos conforme momento de pagamento.

5. Abertura de contas

Para verificar as contas abertas basta acessar a aba "Contas" e filtrar por "Contas processadas em" e escolher o período desejado. É necessário incluir as contas excluídas para análise completa.

5. Mesa de análise de Abertura de contas

Para verificar as contas abertas basta acessar a aba "Contas" e filtrar por "Contas processadas em" e escolher o período desejado. É necessário incluir as contas excluídas para análise completa.

6. COMPRAS

É possível identificar as transações utilizando o "Filtro por período", além de poder visualizar separadamente compras por cartão virtual e físico.

7. RECARGA DE CELULAR

Na sessão de transações é possível filtrar a transação pelo tipo "Recarga de celular", gerar um arquivo excel ou csv e exportar para fazer a sua análise o filtro pelo período definido por você.

8. CARTÕES ATIVOS

Os cartões ativos são cobrados quando estiveram com o status ativo em um período. Se o usuário estava com o cartão bloqueado, ativou em apenas um dia do período, e depois bloqueou novamente, o mesmo então será contabilizado.

Para conferência desta cobrança, a consulta pode ser realizada na Central de Custos a partir do filtro por tipo de cobrança "Cartão Ativado", indicando a data do faturamento. Ainda não disponibilizamos no back office um filtro que permite a visualização desses cartões, no entanto, será enviado um relatório com a listagem dos mesmos.

9. ABERTURA DE CONTAS

A abertura de contas é cobrada tanto para PJ, quando para PF, a partir do momento em que é feita uma análise dos dados. E a mesma é cobrada tanto para contas, quanto para subcontas.

Desta forma, pode se usar o filtro "Contas Processadas em" aplicado na parte de contas, porém lembrando de incluir contas excluídas, pois os operadores podem ter desabilitado alguma conta, mas se ela foi criada naquele período, gerou custo mesmo assim.

10. SAQUES

Os saques podem ser observados tanto na sessão de "Transações" filtrando pelo tipo de cobrança "Saque" com faturamento na data do demonstrativo.

Observação: para exportação dos itens consultados na central de custos ou em transações, basta clicar na caixa de seleção antes da listagem (que fica em cima do cabeçalho) selecionar tudo e clicar na opção de "Ações" para exportar os registros.

11. SMS

A consulta de SMS é feita a partir da aba logs, verificando na caixa der pesquisa o texto "SMS enviado" e inserindo a data do mês correspondente para análise.

Segue exemplo abaixo:

O número que aparece no canto inferior direito é o correspondente a quantidade de SMS. No nosso exemplo, 44 SMS.


ITENS DE CONFERÊNCIA VIA RELATÓRIO

Para conferência via relatório, temos apenas a taxa de antifraude, por se tratar de um serviço terceirizado enviamos via relatório juntamente com o demonstrativo mensal para conferência.

Neste relatório incluímos os dados sobre conta que foi analisada, tipo de transação que levou a suspeita e data da análise. Por segurança, não podemos dar a descrição exata da transação para evitar a disseminação desta informação e conseguirmos travar as ações do usuário a tempo, sem que ele encontre maneiras de burlar as restrições.

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