A Idez está constantemente preocupada com a segurança dos nossos clientes. Em função disso, lançamos a funcionalidade de verificação prévia das contas para liberação de abertura de conta.
Neste artigo você irá entender o porque essa funcionalidade pode ser importante no seu fluxo e como é o seu funcionamento.
Porque utilizar a funcionalidade de liberação de contas via back office?
O processo de abertura de contas da Idez conta com a realização de KYC (Know Your Client) a partir da verificação de algumas informações como os dados informados pelo usuário e os documentos enviados no ato da abertura da conta. Esse processo tem um custo de operação que é cobrado mensalmente dos nossos clientes. A partir do momento que os dados dos clientes são enviados, já é iniciado o serviço de KYC, por isso há a incidência de cobrança.
Com os incidentes recentes de vazamento de dados, temos verificado o aumento de atividades fraudulentas e por isso adicionamos mais uma camada de validação. Esta camada consiste na liberação via Backoffice que poderá ajudar na redução da incidência de abertura de contas com alto risco de fraude e ao mesmo tempo reduzir o custo do serviço de KYC que passam a não ser aplicados em contas que não fazem sentido para o seu negócio.
Como funciona na prática a liberação via Backoffice?
Ao iniciar o processo de abertura de conta, um usuário passa por diferente status a depender do passo que o mesmo já realizou. Você pode entender cada um dos status no artigo Como entender os status das contas no painel back office.
Com a ativação da liberação de conta via back office, o processo passa a ter um novo status: "Aguardando análise", que vai ficar entre os status "Pendente" e "Aguardando documentos".
Esta funcionalidade é opcional para o nosso cliente, diante disso, segue abaixo as principais diferenças entre os dois fluxos com e sem a liberação via Backoffice:
Figura 1 - Fluxo sem a liberação via Backoffice
Figura 2: Fluxo com a liberação de conta via Backoffice. O quadrado tracejado marcas as etapas que são adicionadas no fluxo em comparação ao fluxo representado na imagem 1.
A ação que deverá ser utilizada para as contas com o status aguardando análise é a ação "Processar contas pendentes", que poderá ser visualizada na imagem abaixo:
Figura 3: Processamento