O cadastro de pessoa física inclui um conjunto completo de antifraude, lavagem de dinheiro e prevenção de vazamento de dados, incluindo, mas não se limitando a, validação das informações fornecidas, consulta do nome do usuário em várias listas restritivas, identificação de Pessoas Politicamente Expostas, criptografia de dados e muito mais.
O processo de abertura de conta Pessoa Física acontece de maneira ágil e síncrona, visando colocar o usuário em contato com o produto o mais rápido possível. No entanto, prezando pela qualidade e segurança, após a ativação da conta ainda contamos com uma etapa de análise humana sobre a documentação utilizada. Em casos de inconsistências identificadas, pode-se haver o bloqueio da conta, demandando novos documentos ao portador final exigidos pelo KYC responsável. O intermediador na comunicação desse processo é o nosso time de CX em contato com os responsáveis pela sua Operação.
Fluxo e status de criação de conta
Em suma, o usuário passa por três etapas na criação da conta. Ao final de cada etapa, um status é mapeado e aplicado sobre o processo de onboarding.
Etapa | Descrição | Status no back office |
Aceite de termos e dados cadastrais. | Usuário aceita os termos, insere dados cadastrais básicos e valida o dispositivo. |
|
Complemento de dados adicionais para a criação da conta. | Usuário deverá preencher informações complementares ao cadastro. Alguns dados serão preenchidos automaticamente por meio de consultas externas a partir do CPF aplicado. |
|
Upload de documentos | Usuário deverá capturar uma selfie e fotos da frente e verso do documento de identificação selecionado | Sucesso: Falha: |
Dados para criação da conta
Nome;
Nome da mãe;
Data de aniversário;
CPF;
RG or CNH;
Data de emissão (RG or CNH);
Endereço;
Telefone;
Profissão;
Receita mensal e;
PEP (Pessoa Exposta Publicamente)
Para oferecer uma melhor usabilidade ao usuário final, nós utilizamos alguns bureaus oficiais para preenchimento automático, visando tornar a experiência o mais fluída possível.
Documentação para criação da conta
Abaixo você encontra a relação com os documentos possíveis para efetuar um processo de onboarding junto ao produto e em conformidade com as políticas de KYC aplicadas sobre a IP/fornecedora responsável.
Documentos aceitos | Documentos não aceitos |
RG (Registro Geral) | CPF (Cadastro de Pessoas Físicas) |
CNH (Carteira Nacional de Habilitação) | Passaporte |
RME permanente (Registro Nacional de Estrangeiro permanente) | RMN (Registro Nacional de Estrangeiro temporário) |
Lembre-se de prezar pela qualidade da foto dos documentos enviados. Certifique-se de que as imagens estão legíveis e aptas para garantir um processo de abertura de conta rápido e livre de atritos.
Onboarding: passo a passo
Acompanhe cada uma das etapas do processo de onboarding do produto pertinente à abertura de conta de Pessoas Físicas.
🧳 1. Faça o download e instale o aplicativo
Todo e qualquer app produzido pela iDez é publicado nas lojas de apps (Android e iOs), disponível para seus usuários efetuarem o download.
🎟️ 2. Acesse com o seu shortcode
Como citamos anteriormente, as contas só podem ser criadas mediante um código de acesso, o convite para embarcar na sua aeronave. Você pode revisitar esse conteúdo clicando aqui no link a seguir: https://ajuda.idez.com.br/pt-BR/articles/11602980-shortcodes-convite-para-abertura-de-conta
Partindo da premissa que o código de acesso foi encaminhado para o seu usuário, ao acessar o app, o próximo passo será selecionar a opção de "Utilizar código de acesso".
O shortcode é o bilhete de embarque do usuário, cujo processamento se dá via leitura de shorcode (para casos de envio do shortcode) ou chave de acesso (para o caso de envio da chave de acesso em caracteres).
✍️ 3. Preencha os dados iniciais
Com o shortcode validado, o usuário deverá seguir respondendo com as seguintes informações:
Seu nome ou apelido
Escolha do tipo de conta: aqui iremos abordar o onboarding de Conta Pessoal (PF)
Considerando a praticidade do processo e o perfil de usuário em evidência, contas PF, MEI ou EI podem ser abertas apenas pelo app, ok?
📄 4. Informações pessoais
O próximo passo é a coleta de dados conforme os documentos de identificação do usuário. Aqui, a atenção é essencial:
Nome completo
E-mail válido (é por ele que você receberá o código de validação)
Digite o código enviado por e-mail para continuar
🏡 5. Endereço e dados financeiros
Insira seu endereço completo
Informe sua renda mensal bruta
👩👦 6. Dados adicionais
Nome da mãe
Sua profissão
Número de telefone atualizado (ele será seu canal principal para validações!)
🔒 7. Crie sua senha de acesso
Crie uma senha forte e segura — ela será a sua chave de entrada.
Fique atento às recomendações de segurança!
🤳 8. Prova de vida (captura de selfie)
A próxima etapa envolve a captura de uma selfie. O objetivo está em autenticar o seu usuário. Ou seja, validar a pessoa por trás da criação de conta diante das informações e documentos enviados no decorrer do onboarding.
O app trará recomendações e boas práticas para a captura de uma boa foto!
9. Documento de identificação
Depois, envie fotos de um documento de identificação válido. O usuário poderá escolher entre:
RG
CNH
CNH Digital
⚠️ As imagens precisam estar nítidas e legíveis — isso é fundamental para a validação dos dados.
✅ 10. Tudo pronto? É só aguardar!
Com tudo enviado, é só aguardar o processo de análise da conta, também conhecido por KYC (conheça seu cliente).
O usuário será notificado no e-mail cadastrado.
Assim que o usuário receber o e-mail com a ativação da conta, seu acesso liberado para desfrutar de todas as funcionalidades que uma conta digital pode oferecer.
Em caso de dúvidas, não hesite em contatar nossos times de CS e CX.