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Ações no BackOffice: Gestão de Contas, Usuários & Produtos

Acesse um guia prático com todas as actions necessárias para conduzir a sua operação e atendimento aos usuários

Atualizado ontem

O artigo reune todas as ações disponíveis no BackOffice — organizadas por categoria — para que você melhor entenda a função de cada uma delas e como podem ser usadas no dia a dia. Seja para criar uma nova conta, enviar documentos, gerenciar cartões ou mesmo editar dados de usuários. Aqui trazemos uma explicação sobre cada funcionalidade.

👤Contas

Aqui você encontra todas as ações disponíveis para gerenciar contas no sistema. Seja para intervir no processo de onboarding/criação, edições cadastrais, exclusão e desbloqueio, até a configuração de recursos e monitoria de saldos.

  • Configurar Plano da Conta: permite selecionar um plano para ser vinculado à conta (Planos comerciais e/ou Cestas de Serviço que incluem tarifas, produtos e parâmetros relacionados).

  • Resetar Senha de Operações: promove a redefiniçã de PIN - a senha de operações que o usuário utiliza para transacionar. Utilizada em casos onde o usuário, por algum motivo, não consegue realizar o processo diretamente no app. Dispara um e-mail com o novo PIN.

  • Associar Cartões (No Name): associa um cartão físico sem nome impresso à conta do cliente (em casos onde o parceiro emite cartões no name e possui uma estratégia onde o cartão é entregue ao usuário pronto para ativação). Aplicável ao produto de cartão físico.

  • Ressincronizar Transações: atualiza e sincroniza o histórico de transações da conta. Utilizado em casos onde o produto apresenta alguma divergências ou falhas de atualização entre o extrato e saldo da conta.

  • Enviar Notificações PUSH: dispara uma notificação com mensagem personalizada para o app do cliente. Necessátio ter o recurso de Disparo de Mensagens.

  • Cancelar Conta: cancela a conta do cliente, de forma definitiva, essa ação não é reversível.

  • Transferir Saldo Residual de Conta: transfere o valor restante de uma conta ativa para outra conta de mesma titularidade.

  • Suspender Conta: interrompe o uso da conta temporariamente, sem excluir. É reversível.

  • Remover Suspensão da Conta: libera novamente o uso da conta suspensa.

  • Consultar saldo da conta: consulta o saldo atual da conta diretamente na IP. Utilizada em casos de divergência entre extrato e saldo da conta.

  • Enviar Documentos: permite o envio manual de documentos para análise, normalmente usado em processos de desbloqueio ou onboarding quando o usuário apresenta alguma dificuldade.

  • Criar Sócio / Editar / Excluir: de uso restrito a contas PJ, a action permite criar/excluir e gerenciar os sócios vinculados à conta.

  • Editar E-mail / Nome / Telefone / Renda Mensal: edita/atualiza os dados cadastrais de uma conta.

  • Sincronizar Alias: atualiza os dados e informações de domícilio bancário concedios à conta na IP, quando não espelhados no produto iDez (app/web banking).

  • Sincronizar Status: sincroniza e autentica o status da conta em conformidade com a base de dados da IP.

  • Desbloquear redefinição de senha: casos em que o usuário já realizaou a alteração de senha nos últimos 30 dias, demandam que o Parceiro libere a possibilidade de uma nova alteração via app, assim garantindo maior segurança e controle sobre prevenção de fraudes.

  • Deletar Dispositivo: remove dispositivos (celulares ou navegadores) autorizados anteriormente para o uso da conta. Muito utilizado em casos de troca de aparelho ou novos equipamentos que carecem da autenticação de segurança para uso da conta.

  • Resgatar saldo de uma subconta: Transfere o saldo de uma (sub)conta para a conta principal Utilizada em casos onde o produto oferece algum recurso que envolva a arquiretura de (sub)contas.

  • Excluir Usuário: remove definitivamente um usuário vinculado à conta.

  • Gerenciar nível de Cashout: define os limites de saque para a conta.

  • Criar Chave Pix: cria uma nova chave Pix (CPF, e-mail, telefone ou aleatória).

  • Criar conta: cria uma nova conta para o cliente. Utilizada em âmbito PJ, especialmente em casos de contas de pessoa jurídica envolvendo documentação e quadro societário de alta complexidade. Usada em casos de contas estratégicas na operação, que podem ter seu processo de onboarding facilitado e intermediado pelo parceiro.

  • Cancelar Chave Pix: exclui uma chave Pix vinculada a conta.

  • Sincronizar Chaves Pix: atualiza todas as chaves Pix da conta com a base no banco de dados da IP.

  • Criar Subconta: Cria uma (sub)conta vinculada à conta principal, a depender do contrato recursos disponíveis para o parceiro (escrow, financiamento-empréstmo e carteira).

  • Alterar horário de início do limite noturno: define a hora a partir da qual os limites de transação são reduzidos, considerando baixa adesão do usuário e maior vulnerabilidade na experiência da conta.

  • Visualizar Meds: acesso interno para exibir notificações de meds relacionadas a conta.

💳 Cartões

Aqui estão as ações disponíveis para gerenciar os cartões de uma conta. Desde emitir, bloquear ou cancelar, até atualizar rastreios e solicitar novos lotes de cartões.

  • Cancelar Cartões: cancela um cartão vinculado à conta do cliente, impedindo o uso futuro. Pode ser necessário em casos de perda, roubo ou fraude.

  • Bloquear Cartões: bloqueia temporariamente um cartão, impedindo qualquer transação até que o desbloqueio seja solicitado ou realizado. Casos de uso de funçã preventiva.

  • Emitir Cartões: solicita a emissão de um novo cartão para o cliente, seja físico ou virtual.

  • Ativar Cartões: após o recebimento do cartão, a ativação permite que o cliente comece a utilizá-lo para transações. Aplicável em casos onde o usuário faz a associação do cartão à conta via app e por algum motivo, não consegue realizar a ativação.

  • Atualizar Rastreio: permite atualizar o status ou rastreamento na entrega de um cartão. Utilizado em casos onde o Parceiro emite cartões nominais com entrega destinada ao endereço de cadastro da conta, podendo haver demandas decorrentes do processo de logística.

  • Solicitar Lote de Cartões: cria a solicitação para um novo lote de cartões. Exclusivo para Parceiros que emitem o Cartão no name com o intuito de assumirem a logística, visando agilidade na entrega de um cartão capaz de atender a qualquer conta (colaboradores ou usuários em geral).

💸 Empréstimos

As ações de empréstimos permitem gerenciar a linha de crédito de um cliente, incluindo a criação de condições de pagamento e a autorizações para novos empréstimos.

  • Enviar contrato (email): envia o contrato de empréstimo para o cliente via e-mail. Utilizada em casos onde o usuário recebeu a CCB no app, fez a assinatura e por algum motivo, não recebeu/encontrou o documento no e-mail (a operação de empréstimo precisa estar com os status de confirmado, ativo ou pago).

  • Listar parcelas: exibe todas as parcelas do empréstimo, permitindo o acompanhamento do saldo devedor e do status de pagamento.

  • Atualizar parcelas: altera o valor, a data ou as condições de uma parcela do empréstimo, caso haja necessidade de ajustes.

  • Autorizar Empréstimos: permite que um operador de backoffice aprove a solicitação de um empréstimo. É necessário que o perfil do operador tenha a respectiva permissão ativada.

  • Recusar Empréstimo: rejeita a solicitação de empréstimo de um usuário.

  • Cancelar Empréstimo: cancela uma operação de empréstimo previamente aprovada, interrompendo a liberação dos recursos ao usuário.

  • Reenviar assinatura: reenvia o contrato de assinatura para o cliente, em casos onde ele não tenha assinado ou finalizado o processo no ato do recebimento.

🏢 Estabelecimentos

Essa seção envolve a criação, atualização e exclusão de estabelecimentos cadastrados no sistema para gerenciamento no produto de Cashback (atualmente descontinuado para novas contratações).

  • Listar Estabelecimentos: exibe todos os estabelecimentos cadastrados no sistema, permitindo visualização e consulta.

  • Criar Estabelecimentos: permite adicionar um novo estabelecimento ao sistema, consolidando as informações necessárias para o cadastro e vinculação ao app.

  • Atualizar Estabelecimentos: altera as informações de um estabelecimento previamente cadastrado, como dados de contato, endereço ou categoria.

  • Excluir Estabelecimentos: remove um estabelecimento do sistema, caso ele não seja mais ativo ou tenha sido registrado erroneamente.

📊 Exportações

A seção de Exportações permite realizar a extração de dados do sistema para diversos fins, como relatórios financeiros, auditoria ou análise de desempenho. A ação disponível é:

  • Listar Exportações: Exibe todas as exportações possíveis, com detalhes como o tipo de dado exportado, data de exportação e status.

⚙️ Gatilhos

Os Gatilhos são automações ou ações configuradas para execução automática e liberadas a partir de determinados eventos. São utilizados em Parceiros Embedded ou White Label com integração que desejam comunicar sua API de eventos ocrridos no ambiente iDez, muito possivelmente com o intuito de liberar algum comando em suas respectivas APIs.

  • Listar Gatilhos: exibe todos os gatilhos configurados no sistema, permitindo consultar os tipos de eventos que disparam ações automáticas.

  • Criar Gatilhos: permite a criação de novos gatilhos, definindo quais eventos devem disparar ações automáticas no sistema.

  • Atualizar Gatilhos: modifica um gatilho existente, ajustando seus parâmetros ou a ação associada a ele.

  • Excluir Gatilhos: remove um gatilho do sistema, interrompendo a execução das ações automáticas relacionadas a ele.

  • Reenviar Gatilhos: reenvia um gatilho previamente disparado, caso seja necessário repetir a ação que por algum motivo não foi processada.

  • Enviar Gatilhos Simulados: reproduz a simulação de um gatilho, bastante útil para testar como a automação se comporta sem causar efeitos reais em ambiente de produção.

🚧 Limites

As ações de Limites são utilizadas para gerenciar os limites de transações e operações na conta de um usuário em específico ou na base como um todo.

  • Visualizar Limites: exibe os limites definidos para a conta dentro do sistema, permitindo verificar quais valores estão configurados.

  • Atualizar Limites: altera os valores permitidos para transações ou operações, ajustando conforme as necessidades de demanda do usuário.

  • Criar Limites: define novos limites para tipos específicos de transações ou operações, estabelecendo parâmetros para os valores permitidos.

💡 Ofertas

As Ofertas são promoções ou condições especiais oferecidas ao usuário final. A ação disponível nesta seção é:

  • Listar Ofertas: exibe todas as ofertas cadastradas no sistema, possibilitando visualizar as atuais condições e promoções ofertadas para sua base de usuários.

🧑‍💻 Operadores

As ações de Operadores estão relacionadas à gestão dos usuários com permissão para operar na sua plataforma de gestão do produto, o backoffice.

  • Criar Operadores: permite adicionar novos operadores ao sistema, atribuindo-lhes permissões específicas para realizar ações no Backoffice.

  • Atualizar Operadores: altera informações de um operador já existente, conforme a necessidade e demandas que foram atribuídas.

  • Excluir Operadores: remove de forma definitiva um operador do sistema, revogando suas permissões e o acesso ao Backoffice.

  • Habilitar/Desabilitar Operadores: ativa ou desativa a conta de um operador, permitindo controlar seu acesso ao sistema sem excluí-lo.

  • Criar Chave de API: gera uma nova chave de API para permitir que sistemas externos se comuniquem com o Backoffice. Exclusivo para clientes embedded (API).

  • Listar Operadores: exibe uma lista de todos os operadores cadastrados no sistema, permitindo consultar suas permissões, grupos e status.

🔧 Outros

Esta seção contém ações relacionadas a funcionalidades adicionais do sistema que não se encaixam diretamente nas categorias anteriores.

  • Definir Permissões: permite configurar as permissões gerais de acesso a funcionalidades e dados dentro do sistema, garantindo que usuários ou grupos tenham os acessos necessários.

  • Intercom: integra o sistema do BackOffice com o Intercom, uma plataforma de comunicação do operador com a equipe de CX iDez, permitindo que as interações e o atendimento para suporte operacional ocorra diretamente no Backoffice.

💸 P2P

As ações de P2P (Peer-to-Peer) estão relacionadas às transações diretas entre usuários ou contas de uma mesma instituição.

  • Processar P2P: utlizada em casos onde a transação obteve alguma falha. A acion atua no processamento da operação, no intuito de efetuá-la com sucesso.

  • Cancelar transação agendada: em casos onde uma transação previamente agendada necessita ser cancelada.

💳 Pagamentos

As ações de Pagamentos estão relacionadas ao controle e sincronização dos pagamentos realizados no sistema.

Sincronizar status do pagamento: atualiza o status de um pagamento específico, garantindo que as informações sobre a transação estejam atualizadas no sistema e e em conformidade com o que foi processado na IP.

👥 Pessoas

A ação disponivel é voltada para a atualização dos dados dos usuários cadastrados no sistema.

  • Atualizar Pessoa Física: permite a atualização das informações cadastrais de uma pessoa física, como dados pessoais e de contato.

📑 Planos

As ações de Planos envolvem a criação, atualização e gerenciamento de planos no sistema.

  • Visualizar Planos: permite consultar os planos existentes no sistema, com detalhes sobre sua estrutura, benefícios e condições.

  • Atualizar Planos: altera as condições de um plano já cadastrado, ajustando-o conforme a necessidade da operação.

  • Criar Planos: permite criar um novo plano no sistema, configurando suas condições, benefícios, tarifas e parâmetros.

  • Deletar Plano: remove e exclui o plano permanentemente do sistema, cessando a oferta aos usuários da sua base.

  • Gerenciar IDs de Cartão: permite controlar e associar identificadores de cartões aos planos oferecidos.

🛠️ Recursos

As ações de Recursos envolvem a gestão e controle de recursos do sistema, como registros excluídos e o acesso a áreas específicas de cobrança e receitas.

  • Gerenciar Registros Excluídos: permite gerenciar registros que foram excluídos do sistema.

  • Acessar Central de Cobranças: dá acesso à Central de Cobranças, uma área onde você pode gerenciar e acompanhar os processos de cobrança dentro do sistema.

  • Acessar Central de Receitas: permite acessar a Central de Receitas, uma área onde você pode visualizar e gerenciar as receitas obtidas pelo sistema a partir da starifas e markups configurados no produto.

🏷️ Tags

As Tags são usadas para categorizar e organizar informações dentro do sistema. Sua única ação disponível consiste em:

  • Listar Tags: Exibe todas as tags registradas no sistema, permitindo visualizar como as informações estão organizadas e categorizadas.

💰 Tarifas

As Tarifas estão relacionadas ao controle e gestão das taxas aplicadas no sistema.

  • Visualizar Tarifas: permite consultar as tarifas criadas, exibindo detalhes sobre cada uma delas, como valores e condições.

  • Criar Tarifas: cria tarifas no sistema, definindo suas condições, valores e as contas destinadas.

  • Atualizar Tarifas: altera as tarifas existentes, ajustando valores ou outras condições associadas.

💳 Transações

As ações de Transações envolvem o controle e acompanhamento das transações financeiras realizadas no sistema. Sua única ação diz respeito a comprovantes de estorno.

  • Baixar Comprovante de Estorno: permite obter o comprovante de uma transação de estorno realizada no sistema, facilitando o acompanhamento de reversões financeiras.

👥 Usuários

As ações de Usuários envolvem a gestão de contas e configurações de usuários no sistema.

  • Criar Usuário: permite adicionar um novo usuário (multiusuário) a uma conta ou subconta (carteira), configurando suas informações e configurações.

  • Atualizar Usuário: altera informações ou configurações de um usuário existente, como informações pessoais, permissões na conta ou status.

  • Redefinir Device Seguro: permite redefinir as configurações de segurança de um dispositivo vinculado ao usuário, fazendo necessário que o cliente cadastre um novo garantindo que ele tenha acesso seguro ao sistema.

O BackOffice foi pensado para dar mais autonomia, agilidade e controle sobre tudo o que envolve as contas e suas operações. Agora que explicamos cada uma das ações disponíveis, fica muito mais fácil navegar por ele com segurança e aproveitar ao máximo todos os recursos.

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