Honrando nosso compromisso com a Segurança, a iDez acaba de lançar o Safe Selfie: uma nova camada de proteção para transações de alto valor.
Voltado especialmente para movimentações de alto risco transacional, a funcionalidade atua como uma nova camada de proteção via aplicativo, cuja premissa está em requisitar a selfie de Administradores e Gerentes a depender do valor movimentado.
Em paralelo, os Parceiros poderão requisitar junto ao time de CS, a configuração de limites conforme sua realidade e o perfil de risco da Operação. Caso uma transação ultrapasse o valor configurado, o sistema solicitará automaticamente uma selfie para autenticação do usuário responsável pelas transações na conta.
📏 Como funciona o limite de validação com selfie?
Cada parceiro elege seu limite de risco e de necessária autenticação no processamento da transação.
Padrão default: R$ 10.000.000,00 para todos os clientes.
Na ausência de valores configurados e personalizados, o sistema se apropriará do limite de R$ 10.000.000,00 como referência.
Exemplo prático:
Valor da Transação | Limite Configurado | Resultado |
R$ 10.000.000,00 | R$ 10.000.000,00 | ❌ Não exige selfie |
R$ 10.000.000,01 | R$ 10.000.000,00 | ✅ Exige envio de selfie |
Ou seja:
Transações iguais ou abaixo do limite → Não exigem selfie.
Transações acima do limite → Exigem selfie.
✅ SafeSelfie no Multiusuário
Sobre o fluxo de aprovações necessárias para (multi)usuários da conta quando cadastrados com o perfil de Operadores:
Casos em que uma transação solicitada (Pix, TED, pagamento de boleto) via Web Banking ou App vierem a apresentar valor superior ao limite configurado → será solicitada a selfie do aprovador direto da conta (gerente ou admin).
Casos envolvendo várias transações aguardando aprovação terão a exigência de validação da selfie apenas quando aplicável à regra de valor superior ao limite configurado.
Importante: a análise é feita por transação — não considerando o valor total de uma lista de transações aguardando aprovação.
💻 Impacto no Web Banking
Admins e Gerentes podem continuar realizando transações diretamente pelo Web Banking sem a necessidade de envio da selfie, ainda que movimentem valores superiores aos limites configurados.
Operadores continuam solicitando transações normalmente. A selfie (quando necessária) será exigida no App, no momento da aprovação.
Ou seja:
Admins/Gerentes criando transações no Web Banking → Sem mudanças.
Operadores → Fluxo normal de aprovações, com selfie em caso de limite ultrapassado.
Resumindo..
Cada transação é avaliada individualmente.
Selfie obrigatória via App em toda e qualquer transação que venha a ultrapassar o limite default e/ou novo limite configurado.
Admins/Gerentes → Não precisam enviar selfie.
Operadores → Fluxo normal de aprovações com selfie caso esta(s)ultrapasse(m) o limite.
O limite pode ser ajustado via time de CS a qualquer momento.