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Erros comuns de OTP, o que fazer?

Atualizado há mais de uma semana

Operações de cash-out — como transferências e pagamentos via Pix — exigem autenticação via OTP, um código de segurança temporário gerado automaticamente pelo aplicativo. Esse processo ocorre em segundo plano e pode ser consultado em Perfil > Segurança > Token Seguro.

Quando ocorre falha na autenticação, o cliente costuma visualizar mensagens como:

📱 "Não foi possível realizar o seu PIX"

📌 “Um erro ocorreu ao tentar realizar sua transferência. Tente novamente mais tarde.”

Essas mensagens são genéricas, mas normalmente indicam falha de autenticação do OTP ou erro de PIN.


Como confirmar que o erro está relacionado ao OTP ou ao PIN?

O operador deve consultar o histórico no BackOffice:

  1. Acesse a conta do cliente.

  2. Vá até Usuário.

  3. Clique em Ver.

  4. Na área Atividades, verifique se há registros como:

  • "Usuário bloqueado por tentativas inválidas de 2FA."

  • "Tentativa de redefinição de senha (PIN) com OTP inválido."

  • "PIN bloqueado por 4 tentativas inválidas."

Se houver qualquer uma dessas mensagens, o erro está relacionado ao processo de autenticação (OTP ou PIN).


O que fazer?

1. Resetar a senha de operações (PIN)

Se o PIN estiver bloqueado (após 4 tentativas erradas), o operador deve:

  1. Executar a action Desbloquear redefinição de PIN.

  2. Em seguida, executar a action Alterar Senha de Operações.

⚠️ Importante: a redefinição só estará disponível se habilitada via desbloqueio prévio.

Após isso, o cliente deve definir um novo PIN no aplicativo.


2. Resetar o dispositivo seguro

Se ainda houver inconsistências no OTP ou se o erro persistir após o ajuste do PIN:

  1. Execute a action Reset do device seguro no Backoffice.

  1. Oriente o cliente a abrir o app, realizar login e seguir as instruções para validar o device.


3. Atualizar o app e refazer login

Peça para o cliente:

  • Garantir que está usando a versão mais recente do app (App Store ou Play Store). É possível visualizar a versão que o cliente está acessando em "Atividades" no campo de usuário.

  • Fazer logout e login novamente após a atualização.


Quando abrir um ticket?

Se após todos os passos acima (PIN + reset de device + atualização do app) o problema persistir, abra um ticket para a equipe de CX analisar o caso com mais profundidade.

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