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Erros comuns de OTP, o que fazer?

Atualizado há mais de 2 meses

Todas as operações de cash-out (como transferências e pagamentos via Pix) exigem autenticação via OTP — um código de segurança temporário gerado automaticamente sempre que necessário. Esse processo ocorre em segundo plano, sem interação direta do usuário e pode ser conferido via app através do caminho Perfil > Segurança > Token seguro.

Como o erro aparece para o cliente

Quando o OTP falha, o cliente pode visualizar mensagens como:

📱 "Não foi possível realizar o seu Pix"

"Um erro ocorreu ao tentar realizar sua transferência. Tente novamente ou aguarde alguns minutinhos pra tentar mais uma vez."

Esse tipo de erro genérico geralmente está relacionado à falta de sincronização de horário no dispositivo, o que impede a validação correta do OTP.

Como confirmar que o problema é de OTP (2FA)?

Antes de seguir com ações corretivas, o operador de Backoffice deve verificar se o erro está, de fato, relacionado ao OTP:

  1. Acesse a conta do cliente pelo BackOffice.

  2. Vá até o menu Usuário.

  3. Clique em Ver.

Em Atividades, verifique se há registros como:

  • "Usuário bloqueado por tentativas inválidas de 2FA."

  • "Tentativa de redefinição de senha com OTP inválido."

Se qualquer uma dessas mensagens estiver presente, o erro está relacionado ao OTP.

O que fazer?

1. Primeiro passo: sincronizar o horário do aplicativo

Oriente o cliente a fazer o seguinte procedimento:

  • Acesse o aplicativo.

  • Vá até Perfil.

  • Toque em Segurança.

  • Selecione a opção Sincronizar horário do app.

  • Em seguida, peça para tentar novamente a operação.

2. Se o erro continuar:

Siga os passos abaixo no BackOffice:

a. Resetar a senha de operações

2.1 Execute a ação Alterar Senha de Operações.

2.2 ⚠️ Se a senha já tiver sido redefinida nos últimos 30 dias, use primeiro a ação Desbloquear redefinição de PIN.

b. Resetar o dispositivo seguro

2.3 Use a ação de Reset do device seguro.

c. Atualizar o app e refazer login

  • Oriente o cliente a:

    • Verificar se está com a última versão do aplicativo instalada (possível verificar na Loja tanto IOS quanto Android).

    • Fazer logout e login novamente.

Com esse fluxo, a maioria dos erros relacionados a OTP são resolvidos. Se ainda assim o problema persistir, será necessário realizar a abertura de um ticket com a equipe de CX para análise mais aprofundada do cenário.

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