Os Planos de Recorrência são uma das formas mais poderosas de gerar receita contínua e previsível para o seu negócio. Com a plataforma da iDez, você pode personalizar planos que atendem às necessidades dos seus clientes e aumentar o potencial de monetização de forma segmentada e eficiente.
Neste artigo, vamos te ensinar como configurar e usar os Planos de Recorrência para criar uma verdadeira cesta de serviços, trazendo flexibilidade e recursos monetizar suas soluções de forma inteligente.
O Que São Planos de Recorrência?
Os Planos de Recorrência permitem que você crie assinaturas mensais para seus clientes, cobrando uma taxa fixa que garante a estabilidade financeira para seu negócio. Esses planos podem ser associados a diferentes produtos ou serviços e configurados de maneira personalizada, levando em conta o comportamento e perfil do usuário.
Você pode trabalhar inclusive com algumas gratuidades nas operações que são possíveis de aplicação de markup exclusivo (tarifação) para contas vinculadas ao plano.
Vantagens de Utilizar Planos de Recorrência
1. Previsibilidade Financeira
A receita recorrente proporciona um fluxo de caixa mais estável, o que facilita o planejamento financeiro e o crescimento do seu negócio.
2. Fidelização do Cliente
A natureza do modelo de assinatura incentiva os clientes a permanecerem mais tempo com você, gerando engajamento contínuo e reduzindo o churn.
3. Flexibilidade para Personalizar
Com a plataforma iDez, você tem total liberdade para personalizar planos e adaptá-los ao seu público-alvo. Desde a escolha de tarifas exclusivas até a definição de benefícios como gratuidade em transações específicas. A hiper personalização é a chave para monetizar de forma eficiente.
Como Funciona?
Com a iDez, a configuração de um Plano de Recorrência é simples e flexível. Basta acessar o seu backoffice e seguir a seguinte trilha:
Produtos > Planos > Criar Plano
Um formulário será apresentado para preenchimento e configuração do novo Plano.
Utilize os prints e legendas a seguir e entenda como proceder.
Nome do Plano: escolha o nome do seu Plano de Recorrência.
Descrição: se o Plano vier a ficar disponível para contratação do usuário via app, você pode utilizar o campo de descrição com o intuito de apresentar/vender o plano. Do contrário, o campo pode ser apropriado para informações de uso interno/operacional. Confira a legenda sobre o campo Habilitar Visibilidade.
Benefícios: em formato de tags, utilize de palavras chaves que indiquem as vantagens e o conteúdo do plano (pix ilimitado, cartão, saque...).
Habilitar visibilidade: você pode tornar o plano visível no app para que a contratação ocorra por parte do próprio usuário. Nós sugerimos fortemente que todo e qualquer novo usuário PJ tenha um plano atribuído à conta, o que pode ser feito a partir da ativação da mesma via Backoffice na sua própria Operação. Nesse caso, o plano poderia constar como invisível no app, a fim de evider depedências de ações do lado do ususário. Trata-se de uma boa prática que visa conter custos básicos sobre a manutenção de uma nova conta em caráter de requisito comercial, taxa de assinatura, etc.. Logo, os planos visíveis no app podem sugeir caminhos para aquisição de novos produtos e/ou serviços, incluindo o tipo de atendimento prestado de acordo com o perfil de usuário.
Disponibilidade: eleger a disponibilidade do plano para Pessoas Físicas ou Jurídicas.
Valor mensal: pertinente à assinatura que será cobrada mensalmente via captura do valor sobre o saldo em conta.
Tipo de tarifação no PIX CashOut (PJ): você pode escolher como aplicar o markup/tarifação, optando por cobranças de valor fixo por operação realizada ou % sobre o valor transacionado via pix cahout na conta PJ.
Valor de PIX Cashout (PJ): informe o valor da tarifação aplicada sobre cada transação de Pix Out oriundos de contas PJ (seja uma tarifação fixa ou sob o % da transação).
Tipo de tarifação no PIX Cashin (Mei, Ei e Eirelli): você pode escolher como aplicar o markup/tarifação, optando por cobranças de valor fixo por operação realizada ou sob o % da transação.
Valor de PIX Cashin (Mei, Ei e Eirelli): contas PJ nesse perfil possuem a mesma regra de tarifação em contas PF, ou seja, o recebimento de PIX é passível de cobrança apenas em casos com mais de 30 operações no mês. Escolha o valor a ser cobrado (seja fixo ou em % sobre a operação) e o markup será aplicado a partir da 31º operação.
Tipo de tarifação no PIX CashIn (PJ): você pode escolher como aplicar o markup/tarifação, optando por cobranças de valor fixo por operação realizada ou % sobre o valor transacionado via pix cashin na conta PJ.
Valor de PIX Cashin para contas (PJ): informe o valor da tarifação aplicada sobre cada transação de Pix In recebidos em contas PJ (seja uma tarifação fixa ou sobre o % da transação).
Tipo de tarifação no PIX CashIn (PF): você pode escolher como aplicar o markup/tarifação, optando por cobranças de valor fixo por operação realizada ou % sobre o valor transacionado via pix cashin na conta PF
Valor de PIX Cashin para contas (PF): em casos de contas transacionando mais de 30 operações no mês, você pode escolher o valor a ser cobrado a partir da 31º operação (seja ele um valor fixo ou de % sob. valor da transação).
Valor de TED: para aplicação de tarifa/markup sobre transações de TEDout em qualquer conta.
Valor do boleto: escolha um valor a ser tarifado no ato da emissão e/ou liquidação conforme previamente acordado junto de seu CS (boletos de depósito estão disponíveis apenas em contas PJ e podem ser tarifados com markup distinto ao de cobrança).
Período grátis popularmente conhecido como free trial, você pode selecionar um período de isenção a partir da data de adesão para iniciar a cobrança da primeira assinatura. Não havendo interesse, basta zerar o campo
Tempo máximo de inadimplência: utilizado para configurar um período permissivo diante de um cenário de inadimplência em função de insuficiência de saldo na conta para a captura do valor de assinatura. Após o período definido, a conta é descontinuada do plano. O cliente também pode optar por não conceber tempo de inadimplência, bastando zerar o campo referência.
Gratuidades: você também pode trabalhar com a ideia de ofertar um limite de operações isentas de tarifação no mês (ciclo da assinatura) para as contas vinculadas ao plano. As gratuidades ocorrem exatamente sobre as mesmas operações passíveis de tarifação/markup (PIX, TED e Boleto), tanto em vias de cashin, quanto cashout. Seja criativo e elabore gratuidades de acordo com o perifl de usuário alvo na oferta do Plano de Recorrência/Cesta de Serviços.
Os camopos acima são os últimos do formulário e podem ser desconsiderados no ato do preenchimento.
Essas personalizações garantem que seus planos atendam tanto empresas menores e com baixo custo de manutenção, quanto grandes corporações com benefícios exclusivos e suporte diferenciado, visando reter e fidelizaer usuários por meio de uma receita recorrente via assinatura.
Boas práticas em 5 passos
Defina os Perfis de Seus Clientes;
Configure Tarifas e Gratuidades e outros serviços de seu portfólio, contextuais à proposta do plano;
Estruture o Atendimento e Suporte
Capacite sua Equipe Comercial;
Acompanhe e Ajuste os Resultados;
Os Planos de Recorrência são uma excelente forma de monetizar de forma recorrente e oferecer soluções personalizadas aos seus clientes.
Com a plataforma iDez, você tem a flexibilidade necessária para criar, personalizar e otimizar seus planos, garantindo receita contínua e a fidelização do cliente.