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Como Criar e Monetizar Planos de Recorrência com a iDez

Crie cestas de serviços, fidelize sua base e atue com receita recorrente para a saúde financeira do negócio

Atualizado há mais de 2 meses

Os Planos de Recorrência são uma das formas mais poderosas de gerar receita contínua e previsível para o seu negócio. Com a plataforma da iDez, você pode personalizar planos que atendem às necessidades dos seus clientes e aumentar o potencial de monetização de forma segmentada e eficiente.

Neste artigo, vamos te ensinar como configurar e usar os Planos de Recorrência para criar uma verdadeira cesta de serviços, trazendo flexibilidade e recursos monetizar suas soluções de forma inteligente.

O Que São Planos de Recorrência?

Os Planos de Recorrência permitem que você crie assinaturas mensais para seus clientes, cobrando uma taxa fixa que garante a estabilidade financeira para seu negócio. Esses planos podem ser associados a diferentes produtos ou serviços e configurados de maneira personalizada, levando em conta o comportamento e perfil do usuário.

Você pode trabalhar inclusive com algumas gratuidades nas operações que são possíveis de aplicação de markup exclusivo (tarifação) para contas vinculadas ao plano.

Vantagens de Utilizar Planos de Recorrência

1. Previsibilidade Financeira

A receita recorrente proporciona um fluxo de caixa mais estável, o que facilita o planejamento financeiro e o crescimento do seu negócio.

2. Fidelização do Cliente

A natureza do modelo de assinatura incentiva os clientes a permanecerem mais tempo com você, gerando engajamento contínuo e reduzindo o churn.

3. Flexibilidade para Personalizar

Com a plataforma iDez, você tem total liberdade para personalizar planos e adaptá-los ao seu público-alvo. Desde a escolha de tarifas exclusivas até a definição de benefícios como gratuidade em transações específicas. A hiper personalização é a chave para monetizar de forma eficiente.


Como Funciona?

Com a iDez, a configuração de um Plano de Recorrência é simples e flexível. Basta acessar a área de Planos na seção de Produtos do Backoffice, selecionar o o botão de Criar Plano e preencher o formulário com base na legenda a seguir:

  • Nome do Plano;

  • Descrição (se o mesmo ficar disponível para contratação do usuário via app);

  • Benefícios em formato de tags trazendo palavras chaves que dizem respeito às vantagens e conteúdo do plano;

  • Habilitar visibilidade, em caso de torná-lo visível no app

  • Disponibilidade para Pessoas Físicas ou Jurídicas

  • Valor mensal pertinente à assinatura que será cobrada via captura do saldo em conta

  • Tipo de tarifação no PIX, aplicando markup por operação ou % do valor transacionado

  • Valor de PIX Cashout tarifado para contas PJ

  • Valor de PIX Cashin tarifado para contas PJ (Mei, Ei e Eirelli possuem a mesma regra de tarifação da PF, sendo passível de cobrança apenas com mais de 30 operações no mês (cobrado a partir da 31º operação)

  • Valor de PIX Cashin para contas PF em casos de contas transacionando mais de 30 operações no mês (cobrado a partir da 31º operação)

  • Valor de TED para aplicação de markup sobre transações de TEDout na conta;

  • Valor do boleto para aplicação de markup na emissão e/ou liquidação conforme previamente acordado junto ao CS (boletos de depósito estão disponíveis apenas em contas PJ e podem ser tarifados com markup distinto ao de cobrança);

  • Período grátis como free trial na adesão antes da cobrança da primeira assinatura. Não havendo interesse, basta zerar o campo

  • Tempo máximo de inadimplência para estruturação do período que mantém a conta vinculada ao plano em caso de saldo indisponível na captura do valor de assinatura. Após o período definido, a conta é descontinuada do plano e assim como no período grátis, o cliente pode optar em não conceber este período, preenchendo o campo vigente com “0”.

  • Gratuidades para fornecer um limite de operações isentas de tarifação no mês para as contas vinculadas ao plano. Elas ocorrem sobre as mesmas operações passíveis de markup (PIX, TED e Boleto)

Essas personalizações garantem que seus planos atendam tanto empresas menores com baixo custo de manutenção, quanto grandes corporações com benefícios exclusivos e suporte diferenciado.

Sugerimos que o controle de adesão das contas aos planos seja realizado diretamente na sua operação via Backoffice conforme proposta trabalhada na força comercial, mantendo os planos invisíveis no app.


Boas práticas em 5 passos

  1. Defina os Perfis de Seus Clientes

  2. Configure Tarifas e Gratuidades e outros serviços de seu portfólio, que sejam contextuais à proposta do plano

  3. Estruture o Atendimento e Suporte

  4. Capacite sua Equipe Comercial

  5. Acompanhe e Ajuste os Resultados

Os Planos de Recorrência são uma excelente forma de monetizar de forma recorrente e oferecer soluções personalizadas aos seus clientes.

Com a plataforma iDez, você tem a flexibilidade necessária para criar, personalizar e otimizar seus planos, garantindo receita contínua e a fidelização do cliente.


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