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O que eu preciso saber sobre MEDs ☢️

Uma camada a mais de segurança na sua operação

Atualizado há mais de 2 meses

Quando lidamos com serviços financeiros, é essencial dispor de mecanismos de proteção robustos para evitar fraudes e garantir que as transações sejam feitas de acordo com as normativas e regulamentações do mercado.

Um dos recursos fundamentais na integração com nossa IP Dock, é o processo de MED (Mecanismo Especial de Devolução), uma ferramenta que assegura que qualquer incidente de segurança ou inconformidade seja tratado de maneira eficiente e mantendo os envolvidos cientes das ações necessárias.

O que é uma MED?

Trata-se de uma medida tomada para garantir que qualquer problema identificado em transações financeiras ou questões de conformidade seja tratado com a eficácia necessária. Em termos simples, quando um incidente é detectado — seja relacionado à segurança, falha técnica ou regulamentação — uma MED é criada para formalizar o problema e iniciar a análise e resolução.

O conceito de MED visa proteger a integridade das contas e dos processos envolvidos, especialmente em casos de suspeita de fraude, inconsistências nas transações ou quando um usuário precisa regularizar sua situação perante a plataforma, por exemplo, recorrendo a um boletim de ocorrência (BO) relacionado a alguma transação desocnhecida.


Como Funciona o Processo de MED na iDez?

  1. Dock identifica um possível problema de transação ou é reportada de algum incidente na conta do usuário através do nosso time de CX;

  2. Dock aplica a MED na conta em vigência;

  3. Um bloqueio preventivo e automatizado é temporariamente aplicado à conta;

  4. A depender do tipo de cenário em vigência, o bloqueio poderá ser sobre a transação ou sobre a conta, permanecendo vigente até que a situação seja resolvida;

  5. A SLA de análise da MED é de até 7 dias corridos;

  6. As ações corretivas são aplicadas, acarretando no desbloqueio da conta, reembolso ou ajuda na transação;

  7. Dock reporta a resolução da MED ao time de CX iDez;

  8. O time de CX iDez reporta à Operação/CX do parceiro - o qual é responsável pelo atendimento ao usuário/cliente final.

É com base na MED que atendemos a premissa de evitar que problemas com transações ou questões de conformidade evoluam para situações mais graves, como perdas financeiras ou danos à imagem de nossos clientes.

Através da MED, garantimos:

  • Proteção contra fraudes: ao identificar e bloquear atividades suspeitas de forma preventiva;

  • Conformidade regulatória: garantimos que todas as transações estejam de acordo com as normas do mercado financeiro, assim como as regulamentações do Banco Central (BACEN).

A MED é uma ferramenta essencial no ecossistema financeiro da iDez e Dock, oferecendo uma camada extra de segurança e conformidade para proteger as transações e as contas dos usuários.

O que é necessário para abrir uma MED?

Para abrir um processo de MED, o Banco Central exige a apresentação de um Boletim de Ocorrência descrevendo a situação e informando o valor da transação fraudulenta. Com esse documento e as informações extraídas do Backoffice, o time de CX iDez consegue abrir um ticket para o provedor (Dock) solicitando a abertura da MED.


MEDs e o Nova (plataforma de backoffice)

Implementamos uma área de MEDs (Mecanismo Especial de Devolução) via seção de Transações do Nova (o backoffice), com o intuito de facilitar o controle e gestão dos recursos apurados sobre a sua base. É possível visualizar uma listagem completa dessas movimentações em análise, assim como acessar os detalhes de cada MED, aplicando filtros para agilizar a busca e consulta no atendimento dos usuários impactados.

Visando preservar a segurança da operação, apenas usuários configurados com a devida permissão terão o acesso a este novo ambiente do backoffice. Além de visibilidade, a melhoria contribui com a centralização das informações relevantes de forma coesa e objetiva.

O processo a ser adotado na tratativa de cada MED é orientado pela IP responsável e fornecedora da estrutura de banking (Dock Soluções de Pagamentos), cujo o contato é intermediado via nosso time de CX através da abertura de ticket, o qual retornará com o protocolo a ser seguido na tratativa de cada uma das ocorrências.

Interface backoffice com a lista de MEDs:

Detalhes da MED:


Embora possa trazer alguns desconfortos para a operação envolvendo situações temporárias de bloqueio e atrito com o usuário, a MED é parte do ecossistema de fintechs e mercado financeiro no geral. Todas as ações visam garantir que os problemas sejam resolvidos de forma segura, transparente e dentro dos prazos estabelecidos.

Como especialistas do negócio, nosso compromisso está em zelar pela segurança e a confiança de nossos clientes.

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