Passar para o conteúdo principal

Device ID | cadastro de dispositivos para uso da conta📱

Atualizado há mais de uma semana

O cadastro de dispositivos atende à Instrução Normativa BCB Nº 491, que estabelece controles adicionais para garantir mais segurança no uso da conta iDez, especialmente em operações PIX realizadas por Pessoas Físicas.

Desde a abertura da conta, o dispositivo e o usuário passam por autenticação inicial utilizando OTP (One-Time Password) e prova de vida via selfie. Após essa etapa, os identificadores dos dispositivos são compartilhados com nosso provedor, responsável por validar essas informações junto ao Banco Central.

Ao realizar o primeiro login na conta ativa, será solicitada uma nova selfie para autenticação do usuário. Essa etapa garante que apenas dispositivos autorizados e em posse do titular possam acessar a conta e realizar transações.


Troca ou validação de novos dispositivos

Se o usuário trocar de celular, resetar o aparelho ou precisar cadastrar um novo device, o app solicitará uma nova selfie no primeiro login desse dispositivo. Assim validamos que se trata do titular da conta e que o novo aparelho está autorizado para uso.


Contas PJ

Para contas Pessoa Jurídica, o fluxo permanece inalterado. Caso haja necessidade de redefinir ou alterar o dispositivo, o usuário deve acionar o suporte do parceiro para que o reset seja realizado via action no BackOffice.


Como funciona o cadastro de dispositivo no app

A experiência é simples e guiada:

  1. O usuário acessa uma tela informativa sobre o cadastro do dispositivo via iToken > Continuar.

  2. O app exibe orientações para confirmação de identidade com captura de selfie > Vamos lá.

  3. O usuário enquadra o rosto na área indicada e realiza a selfie > Estou pronto.

  4. O app processa e valida os dados automaticamente (não é necessária nenhuma ação).

  5. Com a validação concluída, o usuário visualiza a tela de sucesso > Ir para Home.

Seguem as telas do aplicativo:

Respondeu à sua pergunta?