Abertura de Conta PJ Simplicada (LTDA, SLA e outras)
Em contato constante com nossa base de parceiros clientes iDez, entendemos a complexidade no fluxo de signup PJ envolvendo a abertura de contas com quadro societário ampliado com múltiplos cadastros de sócios e, consequentemente, o envio de suas respectivas documentações.
Visando proporcionar uma experiência mais fluida, optamos por restringir o fluxo de abertura de conta Pessoa Jurídica (PJ) de natureza LTDA, SLA e outras, exclusivamente via Web Banking, atuando em conformidade com o perfil deste usuário cuja operação é representada por sócios administradores e/ou chefes executivos que já possuem acesso à documentação societária da empresa. O intuito está em evitar a necessidade de terceirizar etapas do processo, bem como gerenciar múltiplos códigos de acesso.
Dada a simplicidade de quadros societários oriundos de contas de pessoa jurídica (PJ) de natureza MEI, EI e EIRELI, usuários deste perfil permanecerão com o signup disponível via aplicativo mobile.
Benefícios:
Retirada dos shortcodes (códigos de acesso): a mudança visa eliminar confusões ou interpretações errôneas no andamento do processo decorrente de muitas etapas, burocracias e o envio e gerenciamento de códigos de acesso para cadastro dos sócios.
Aprimoramento do processo: o Web Banking iDez oferece uma estrutura de maior praticidade na rotina de usuários desktop que necessitam administrar a documentação de múltiplos sócios para a abertura da conta.
Foco no desenvolvimento: retirando a funcionalidade do aplicativo, poderemos centralizar esforços e ações de melhoria em uma única interface responsiva para usuários PJs em uma realidade de maior complexidade na documentação necessária para uma abertura de conta.
Nova verificação de segurança no login: validação de dispositivo e face match para contas de Pessoa Física
Ao fazer login em um dispositivo diferente do cadastrado no processo de onboarding da conta, o sistema passará a realizar uma verificação aprimorada de segurança, visando o cadastramento e reconhecimento do novo equipamento.
A iniciativa se deu de acordo com a nova diretriz do Banco Central Nº 491, onde contas de Pessoa Física (PF) devem ter o dispositivo autenticado e reconhecido, garantindo assim maior segurança na usabilidade da conta.
Vale ressaltar que o aplicativo white label iDez já contava com esse processo através de uma estrutura e tecnologia conhecida como cadastro de OTP integrada no ato da abertura da conta. O que fizemos foi desenvolver um compartilhamento dessas informações com nossa processadora/IP Dock, no intuito de levar essas informações para reconhecimento via diretriz do BACEN.
Destaques:
Face Match para Pessoa Física em dispositivos não autenticados (troca de equipamentos ou equipamentos diferentes do cadastrado no ato da abertura de conta): usuários de contas PF que por algum motivo fazem uso de equipamento diferente do utilizado (e cadastrado) no ato da abertura de conta terão sua selfie solicitada em seu próximo login para a validação do atual dispositivo. Essa selfie será comparada com a foto cadastrada no signup e, em casos de validações bem-sucedidas na autenticação do portador da conta, o dispositivo atual será reconhecido como seguro para uso.
Usuários sem alteração de equipamento após onboarding da conta: não serão expostos ao processo de cadastramento do dispositivo uma vez que o mesmo já foi realizado no processo de abertura da conta.
Dispositivos não autenticados: atendendo às diretrizes de inconformidade estipuladas pelo BACEN, contas PF em uso via dispositivos sem autenticação terão limitacões nas transações de PIX, restringindo o limite em até 200,00 por operação e 1.000,00 transacionados no dia.
Solicitação de ticket para cadastro de dispositivo em Pessoa Jurídica (PJ): no âmbito das contas PJ o sistema permanecerá conforme fluxo atual via abertura de ticket junto ao time de suporte, sem diretrizes refêrencia ou inconformidade nas políticas de uso BACEN, atendendo uma medida de segurança personalizada a depender do perfil do cliente.
A atualização estará disponível para todas as contas de Pessoa Física, aprimorando a segurança e atendendo a diretrizes do Banco Central.
A atualização do processo de cadastro do dispositivo já se encontra concluída e refletirá gradualmente nos aplicativos em nossa base de parceiros ao longo da semana vigente, no período de 04 a 08 de novembro de 2024.
PIX Recorrente em até 12 meses
Ao realizar um PIX pelo aplicativo, os usuários poderão contar com o agendamento de transferências recorrentes em até 12 meses de transações programadas e configuradas diretamente na área de transferências.
A atualização permite a personalização e automação de pagamentos frequentes, facilitando o controle por meio de transferências programadas.
Destaques:
Agendamento de PIX recorrente: usuários poderão definir uma recorrência em suas transferências PIX em configuração direta via app, selecionando recorrências de 1 a 12 meses.
Interface atualizada com opção de recorrência: a tela de preenchimento do valor, data e descrição da transação de PIX foi reformulada para incluir opções de recorrência, proporcionando uma experiência de agendamento simplificada e intuitiva.
Confirmação das datas programadas: antes da confirmação de recorrência, o aplicativo exibirá uma tela com o resumo das datas de todas as transferências agendadas, permitindo que o usuário verifique as recorrências que foram programadas.
Agendamento automático: após a confirmação, o sistema agendará as transferências conforme a recorrência definida, exibindo mensagem de sucesso ao usuário.
Visualização das transferências agendadas: todas as transferências programadas estarão visíveis na lista de transferências agendadas, permitindo o acompanhamento do status e das datas de execução.
Esta funcionalidade se encontra disponível para todos os usuários do aplicativo, permitindo controle e gerenciamento sobre transferências PIX recorrentes.
A funcionalidade já se encontra concluída e refletirá gradualmente nos aplicativos em nossa base de parceiros ao longo da semana vigente, no período de 04 a 08 de novembro
Os recursos listados no artigo constituem atualizações na arquitetura do aplicativo White Label, não se restringindo a um produto ou funcionalidade de algum plano em específico. Todos os usuários terão acesso às melhorias.